portugues ingles espanhol
seg - 12 julho 2021 - 15:07h - 72

Portal do Estado lidera ranking nacional de serviços digitais

Índices & Indicadores
Resultado foi divulgado na última semana, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação
Imagem

O Rio Grande do Sul alcança um resultado bom no que se refere ao seu projeto de transformação digital, o portal rs.gov.br. O Estado figura em primeiro lugar no ranking nacional 'Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021', promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). 

Segundo os dados revelados, o Rio Grande do Sul conquistou 91 pontos, tornando-se o único dos estados enquadrado no nível 'ótimo' da escala de maturidade apresentada pelo indicador. Bahia e Paraná, que conquistaram segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram considerados 'muito bons' nos quesitos avaliados.

De acordo com o secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal, essa posição no ranking é um reconhecimento a um trabalho que norteia a gestão. "Queremos ser, cada vez mais, um governo digital, mais simples e menos burocrático, que está na palma da mão das pessoas. O primeiro lugar é uma motivação para seguir esse caminho", comemora.

 

Atualmente, o Rio Grande do Sul oferece 484 serviços estaduais, 61% deles em formato digital, somando 4,46 milhões de acessos mensais. Isso, acessível pelo portal do governo, com cartas de serviço atualizadas. A meta é chegar a 100% das funcionalidades também na forma digital até o fim de 2022.  

 

Além de conquistar a primeira posição na avaliação nacional, o Rio Grande do Sul figura no topo do ranking nas dimensões 'Capacidades para a Oferta Digital de Serviços'. Ele mede a implementação do portal único ou do portal de serviços, a carta de serviços e outros fatores habilitadores.