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sex - 13 março 2020 - 10:03h - 514

Mapa estratégico do GTD.GOV

Nosso Propósito
O mapa estratégico guia a atuação do GTD para alcançar seu propósito
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O GTD.Gov, como um todo, é o embrião de algo inovador, que terá grande impacto, principalmente para os Estados. E o Grupo tem um caráter puramente de resultados para a sociedade brasileira, pois o País precisa de mais ações disruptivas. Estamos caminhando com muita velocidade na Transformação Digital, e o cidadão brasileiro vai sentir, em breve, a diferença nos serviços oferecidos pelo Governo .

Apesar do perfil técnico do GTD.GOV, o viés político também está na pauta de discussões do grupo, como por exemplo, as contribuições para o Projeto de Lei 3.443/2019 que visam garantir que as iniciativas no Governo Federal no que tange a Transformação Digital estejam alinhadas com as necessidades das demais esferas de governo.

Neste sentido, os objetivos primários do GTD.GOV, representados no mapa estratégico, são:

  • Aprimorar a qualidade dos serviços públicos ofertados pelos governos estaduais e distrital para os seus usuários (cidadãos, empresas, etc.);
  • Articular e priorizar as necessidades da nova sociedade digital brasileira x políticas públicas para atender tais necessidades x quais tecnologias disponíveis;
  • Acelerar e facilitar o desenvolvimento da Transformação Digital nos Estados brasileiros e no Distrito Federal, com o comprometimento de profissionais e instituições com forte atuação na temática;
  • Articular as demandas dos Estados junto ao Governo Federal, Organizações Internacionais e demais instituições para o desenvolvimento da Transformação Digital no Setor Público;
  • Construir e compartilhar conhecimento sobre a Transformação Digital no setor público na escala subnacional.

Para atingir seus objetivos, o GTD.GOV é constituído por três pilares estratégicos (subgrupos) que aprofundam e materializam questões técnicas estruturantes para a Transformação Digital:

Governança para a Transformação Digital: tem como objetivo diagnosticar a capacidade e a prontidão dos Governos Estaduais e Distrito Federal para conduzir a transformação digital, bem como a suas estratégias para manutenção e aprimoramento da governança, propondo diretrizes e modelos para o melhor gerenciamento do processo de transformação digital nos órgãos das administrações estaduais;

Arquitetura Corporativa: tem como objetivo diagnosticar, sistematizar e propor diretrizes e modelos para a estruturação e o fortalecimento da Arquitetura Corporativa para a transformação digital nos Governos Estaduais e Distrital, bem como monitorar e acompanhar as capacidades de desenvolvimento desta Arquitetura.

Serviços Digitais: tem como objetivo diagnosticar a capacidade e perfil de prestação de serviços públicos dos Governos Estaduais, bem como a estratégia de transformação digital destes serviços, propondo diretrizes e modelos para a digitalização de serviços públicos estaduais e a popularização de serviços digitais federais e municipais para os usuários dos serviços públicos;

Além dos pilares estratégicos, o GTD.GOV contempla dois núcleos que apoiam nas discussões técnicas e divulgação dos resultados:

Núcleo Científico: tem como objetivos definir questões e estratégias de investigação para o desenvolvimento da Transformação Digital, com ênfase no contexto dos Governos Estaduais e Distrital; Identificar e liderar o desenvolvimento e a submissão de trabalhos e artigos para periódicos e eventos técnicos e científicos relevantes e aderentes com os objetivos do GTD.GOV; Compilar, sistematizar e compartilhar conhecimento técnico e científico relevante ao desenvolvimento dos trabalhos do GTD.GOV; Realizar análises críticas, com base no método científico, aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do GTD.GOV, visando aprimorar a sua relevância e impacto para o desenvolvimento da Transformação Digital no setor público e articular oportunidades de captação de financiamento às pesquisas e a produção técnica e científica desenvolvidas pelo GTD.GOV junto a instituições de fomento em âmbito nacional e internacional.

Núcleo de Comunicação:  tem como objetivos definir às estratégias de comunicação do GTD com a sociedade em geral, sistematizando e reorganizando os artefatos técnicos produzidos pelo grupo em conteúdos que subsidiem a comunicação institucional do grupo bem como a divulgação, disseminação e popularização das ações e resultados do GTD junto a sociedade em geral.

A ação conjunta destes núcleos e pilares possibilita o alinhamento entre as estratégias de gestão pública e as estratégias de TI que, por sua vez, suportam a priorização das necessidades da sociedade, o aprimoramento dos serviços públicos, a construção do conhecimento e articulação das demandas que aceleram a transformação digital nos Estados e DF.