portugues ingles espanhol
seg - 12 julho 2021 - 14:07h - 59

Goiás fica em sétimo lugar no ranking de digitalização dos serviços públicos

Índices & Indicadores
Estado sobe três posições em um ano; competição mede quem mais entrega serviços públicos ao cidadão
Imagem

Goiás subiu três posições no ranking de digitalização dos serviços públicos, medido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-Tic), e ocupa o sétimo lugar em 2021. O Estado obteve 72,75 pontos (0 a 100) e foi classificado pela entidade como “muito bom”. O primeiro lugar ficou novamente com o Rio Grande do Sul, com 91 pontos, considerado “ótimo”.

A edição 2021 do Índice Abep-Tic de “Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital” foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira (2), em Brasília (DF), durante a 153ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca). O secretário Marcio Cesar Pereira, titular da pasta de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), e o subsecretário de Tecnologia da Informação (STI), Rodrigo Michel de Moraes, representaram o Estado no evento.

“É um ranking de grande importância, pois é uma competição entre Estados para ver quem mais entrega serviços digitais para a população”, explica Marcio Cesar Pereira. “A missão da TI do Estado é a de levar o máximo de serviços digitais para o cidadão, de modo que ele não precise se deslocar a uma unidade física para realizar um procedimento”, emenda Rodrigo Michel.

O governador Ronaldo Caiado, ao tomar posse em janeiro de 2019, implantou um plano de transformação digital no Estado. Um dos mecanismos é a plataforma Expresso, que digitaliza os serviços públicos de Goiás. Até o momento, pelos canais do Expresso, é possível ter acesso a 82 serviços 100% digitais. Até o final do ano, a estimativa é chegar a mais de 200 serviços 100% digitais pela web.

“A tendência é que, em 2022, possamos alcançar as três primeiras posições no ranking da Abep-Tic, pois grande parte dos requisitos para aumentar nossa pontuação, como digitalização de matrículas e boletins da rede de ensino, e 100% da digitalização da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), já estão em andamento”, afirma o secretário.

O evento

Nos dois dias de evento (1 e 2), a 153ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca) discutiu temas importantes para a pauta de transformação digital dos Estados. A Abep-Tic, em conjunto com as entidades associadas (a Sedi é associada), atua na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros.